Tenha uma casa adaptada para idosos

Tenha uma casa adaptada para idosos

Tenha uma casa adaptada para idosos

Um dos principais problemas que as pessoas da terceira idade encontram é a falta de mobilidade e conforto dentro do seu próprio lar. As pessoas idosas podem ter dificuldades para se mover e realizar tarefas cotidianas em suas residências, o que aumenta o risco de quedas e lesões. Por isso, ter uma casa adaptada para idosos é importante para prevenir acidentes.

Em um país com cada vez mais idosos, as adaptações residenciais podem ajudar a tornar a casa mais segura e confortável para a terceira idade, facilitando a mobilidade e o convívio do idoso, e dando mais autonomia na execução de tarefas do dia a dia.

Os procedimentos para transformar o lar em um local mais seguro vão de pequenos ajustes até reformas mais complexas. Isso porque, para ter uma casa adaptada para idosos, é possível fazer a construção do zero, ou fazer modificações em uma casa já existente. Na maioria das vezes, a casa onde o idoso reside já é a sua antiga residência, então grandes mudanças podem não ser uma opção.

Separamos, a seguir, algumas dicas para garantir a segurança em uma casa adaptada para idosos. Confira!

Cuidado com o chão desnivelado

Andar por um chão cheio de desníveis e degraus inesperados não é fácil nem para os mais novos. Assim, o chão desnivelado é uma grande armadilha para quem já tem dificuldade em caminhar e possui a vista prejudicada.

O melhor a se fazer, então, é remover todos os pequenos desníveis do piso, principalmente aqueles que ficam entre os cômodos. Caso a sua casa passe por uma reforma para corrigir os degraus, escolha pisos antiderrapantes e com cores diferentes das paredes, para evitar quedas.

Móveis adequados para idosos

Móveis podem ser obstáculos perigosos e causar acidentes. Principalmente quando possuem quinas pontudas ou têm parte de vidro. Já os tapetes são os principais responsáveis pela queda de idosos.

Assim, retire os tapetes e reduza a quantidade de móveis na casa adaptada para idosos, facilitando a mobilidade do idoso e reduzindo os riscos de queda. Evite móveis de vidro, como mesas e cristaleiras. Para melhorar a visibilidade dentro dos armários, prefira o acrílico, que não quebra com tanta facilidade.

Sobre aqueles tapetes que possuem um valor sentimental para os idosos, é possível mantê-los. Mas, tenha certeza de que as suas pontas estejam debaixo de móveis pesados como o sofá e o rack. Nas pontas onde não é possível colocar um móvel, opte por fitas adesivas especiais para esse uso.

No quarto, pode ser interessante colocar grades ao lado da cama para evitar quedas enquanto o idoso dorme.

Além disso, fique atento aos espelhos espalhados pela casa, principalmente se o idoso residente for portador de Alzheimer. Para quem tem esse transtorno, não é recomendável ter muitos espelhos pela casa pois isso pode desencadear crises e alterações comportamentais.

Facilite a caminhada

Ainda que seja difícil de se locomover, é possível tornar esse processo menos complicado instalando corrimãos e rampas em locais estratégicos. A instalação de corrimãos em escadas e degraus é importante para ajudar idosos a caminhar com segurança.

Se o idoso consegue andar sem a ajuda de uma bengala ou andador, os corrimões podem servir de apoio para aqueles momentos em que se perde o equilíbrio, ou quando as pernas fraquejam. Eles fornecem suporte e estabilidade para as pessoas que usam as escadas e reduzem o risco de quedas e lesões.

Se for fazer a instalação dos corrimãos, lembre-se que eles devem ser resistentes o suficiente para suportar o peso do usuário e ter uma superfície aderente para evitar escorregões. A instalação de corrimãos em escadas e degraus precisa ser feita por um profissional capacitado para garantir a segurança e a eficácia do trabalho.

As rampas também facilitam a mobilidade dentro de casa, principalmente para as pessoas que dependem de uma cadeira de rodas. Instale rampas com piso antiderrapante nos locais onde há degraus, e coloque um corrimão para facilitar a caminhada. Se tiver condições, considere a possibilidade de instalar um elevador de cadeira ou uma rampa para cadeira de rodas, caso ache necessário.

Cozinha segura

A cozinha precisa ter bancadas e armários a uma altura acessível e com os utensílios fáceis de segurar e manusear. Pias e bancadas precisam ser readaptadas, melhorando o acesso do idoso aos objetos. Assim, instale armários com menos profundidade e com altura média de 1,4 m.

As prateleiras e armários devem estar em uma altura acessível para o idoso, evitando a necessidade de subir em escadas ou bancos. Garanta que o espaço da cozinha esteja bem iluminado, especialmente nas áreas onde os idosos trabalham com facas ou outros objetos afiados e instale puxadores de armários e gavetas que sejam fáceis de alcançar e abrir.

No caso dos eletrodomésticos, certifique-se que eles estejam em boas condições de uso. Dê uma atenção especial aos cabos, plugs e tomadas para evitar choques elétricos. A altura desses objetos também precisa ser adequada para facilitar o manuseio.

Iluminação

A iluminação também é um ponto importante para reduzir o risco de quedas, principalmente para os idosos que já não conseguem enxergar muito bem. Tenha uma iluminação uniforme e bem distribuída, evitando pontos de sombras que podem confundir a visão.

O uso de luzes de vigília é excelente para quando o idoso precisa se levantar durante a noite. Para melhorar o seu funcionamento, coloque sensores de movimento que ligam as luzes automaticamente. Desta forma, o idoso não precisa andar no escuro para encontrar um interruptor.

Banheiro

Principal perigo para os idosos, o banheiro é um dos cômodos que mais apresenta chances de quedas e escorregões. Para o banheiro, escolha as barras de apoio apropriadas, considerando o tamanho e a resistência necessária para suportar o peso do usuário. Fixe as barras de apoio usando parafusos adequados e verifique se estão firmemente encaixadas.

Evite tapetes neste cômodo também e dê preferência para pisos antiderrapantes, que são mais seguros.

Pense no futuro

Para quem está pensando em construir uma nova casa, faça o projeto pensando no futuro. Mesmo que não haja a previsão de ter um morador com mobilidade reduzida em sua residência, é importante construir uma casa já pensando em situações futuras. Faça o projeto com corredores mais largos, rampas de acesso e pisos antiderrapantes. Isso pode facilitar a mobilidade dos ocupantes no futuro, ou até ser útil em situações de emergência. Se não for aplicar as alterações neste momento, procure viabilizá-las para quando for preciso.

E, para garantir a segurança dos idosos, existe até uma Norma Técnica, a NBR 9050 determina os padrões de acessibilidade a edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos, buscando a construção de ambientes mais seguros e de fácil mobilidade para pessoas portadoras de deficiência e idosos com mobilidade reduzida. Você pode usá-la como referência para fazer as instalações necessárias em sua casa adaptada para idosos.

Solicite um orçamento agora. Telas Guará é sinônimo de segurança e durabilidade para você.